Como usar os Serviços de Comunicação do Azure para e-mail

Como usar os Serviços de Comunicação do Azure para e-mail

by Equipe de comunicação Solo Network | Dec 12, 2023
Azure

Os Serviços de Comunicação do Azure (ACS) oferecem APIs de comunicação multicanal para adicionar novos canais de contato em aplicativos. Lançado em 2020 e desenvolvido com base em recursos de bate-papo e telefonia utilizados no Teams, a ferramenta é considerada uma forma rápida de usar chamadas REST e SDKs de biblioteca de clientes para estender seu código para novos canais. Para isso, fornece um conjunto de APIs de comunicação gerenciadas que lembram muito outras soluções do mercado, tornando seu uso mais fácil e intuitivo.

Basicamente, os Serviços de Comunicação do Azure são muito utilizados para o atendimento ao cliente, entretanto, é possível adicionar a comunicação “um-para-um” e “um-para-muitos” aos mais diversos aplicativos, seja para disponibilizar um técnico no circuito de field service ou direcionar os usuários para chatbots orientados por dados e baseados nos serviços de processamento de linguagem natural nativa do Azure, além de suportar chamadas de voz e vídeo, chat Rich Text, SMS e e-mails.

Isso é possível devido às APIs construídas com base na infraestrutura do Teams, que já se mostrou escalável e capaz de fornecer suporte a aplicativos de atendimento ao cliente ou voltados para comunicação interna.

Como adicionar e-mails aos Serviços de Comunicação do Azure

Na atualização Build 2022, a Microsoft adicionou um conjunto de recursos aos Serviços de Comunicação do Azure, fornecendo novos canais e componentes de interface do usuário para tornar a criação de códigos em plataformas que não pertencem à Microsoft mais fácil. Com isso, ao expandir o serviço de comunicação em tempo real, transformou a maneira com que os usuários interagem com a plataforma, permitindo a inclusão do e-mail como um canal assíncrono e que fornece mais informações que a comunicação via chat.

Apesar da Microsoft desenvolver seus produtos para agrupar funcionalidades a novos aplicativos, muitas empresas desejam personalizar essas funções e adicionar recursos próprios aos serviços da Microsoft. E os Serviços de Comunicação do Azure funcionam como uma forma de realizar esse processo.

Por exemplo, uma organização que usa o Microsoft Bookings para realizar o agendamento de serviços, executando o ACS como canal para vídeo e voz, junto com um dispositivo Android para criar bibliotecas ACS UX, ao mesmo tempo em que uma ferramenta de e-mail envia lembretes sobre os agendamentos. Esse serviço de e-mail é otimizado para realizar uma comunicação entre o aplicativo e a pessoa, entregando e-mails transacionais ou em massa via Exchange Online, que gerencia a lisa de e-mails.

Envie e-mails usando os Serviços de Comunicação do Azure

Os Serviços de Comunicação do Azure contam com um serviço de e-mail que utiliza o domínio do Azure, mas é possível usar outros domínio e endereços para personalizar a comunicação. Claro, isso pode ser um pouco complexo: é preciso ter registros DNS próprios para lidar com Sender Policy Framework (SPF), Domain Keys Identifed Mail (DKIM), autenticação de mensagens baseada em domínio, relatórios e conformidade (DMARC) e protocolos de verificação de SPAM. Além disso, é necessário que o serviço de e-mail esteja preparado para receber mensagens P1 e P2 — o ACS os utiliza em qualquer interação SMTP e gateways de e-mail.

Feita essa configuração, o administrador do Azure conecta o domínio ao ACS como um novo recurso de comunicação, liberando o uso para desenvolvedores de aplicativos, ou usando o Azure Managed Domains para automatizar a configuração, conectando o recurso a qualquer canal disponível pelo Portal do Azure. Pronto, agora é possível usar o serviço de e-mail do ACS no código — a Microsoft fornece uma biblioteca para simplificar o processo, tanto em JavaScript como .NET, outras linguagens precisam usar chamadas REST para usar o serviço do Azure.

Como funciona o envio de e-mails

Apesar de ter sido projetado para um alto volume de e-mails, a Microsoft configurou os Serviços de Comunicação do Azure com um limite de mensagens que podem ser enviadas para evitar SPAM. No estágio de desenvolvimento de aplicativos, são 10 mensagens por minuto, 25 por hora e 100 mensagens por dia. No momento que o aplicativo é lançado, é necessário falar com o suporte do Azure para aumentar a quantidade de e-mails.

Alguns aplicativos conseguem usar o ACS para criar e enviar mensagens sob demanda. As APIs do Microsoft Graph, por exemplo, podem monitorar uma caixa de mensagens do Exchange Online e usar recursos como Serviços Cognitivos para respostas dinâmicas e monitorar e-mails devolvidos ou com inscrição cancelada.

Além disso, é possível gerenciar listas de e-mails e notificar os proprietários sobre possíveis problemas com os dados para garantir a conformidade com normas de privacidade e segurança cibernética, como LGPD, GDPR e SOC 2.

Esteja preparado para o futuro

Os Serviços de Comunicação do Azure fazem parte da estratégia da Microsoft de criar experiências personalizadas para os consumidores, permitindo que eles usem os mais diferentes canais, no momento em que desejarem, para interagir com as organizações. Essa abordagem faz parte de uma estratégia mais ampla de CRM e call center, mas que também faz parte da estratégia da Microsoft de ampliar os recursos de seus próprios aplicativos, como o Teams e Graph.

Além disso, a inovação contínua da Microsoft, principalmente em relação aos recursos do Azure, fornece suporte ao desenvolvimento e prepara produtos e soluções para atender às necessidades do mercado e para preparar sua empresa para o futuro, contribuindo para aumentar ainda mais a competitividade.

Com o Azure, é possível manter equipes mais produtivas, conectadas e seguras ao mesmo tempo em que a organização se adapta a novos desafios de negócios. Para isso, a Microsoft fornece experiências que atendem às necessidades atuais, permitindo a otimização de aplicativos, sites e bots por meio de algoritmos inteligentes para entender e prever as necessidades dos usuários, e a obtenção de insights críticos aos negócios.

E é possível tornar essa experiência ainda mais completa, segura e produtiva. Com o Solo Cloud for Azure, serviço especializado da Solo Network para implementação e gestão de ambientes em nuvem, todos os processos necessários para a migração e gerenciamento de nuvem ficam nas mãos da equipe especializada e qualificada da Solo Network — certificada pela própria Microsoft —, para que a organização aproveite os recursos oferecidos pelo Azure e garanta o menor tempo de inatividade possível. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

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