Kaspersky Lab descobre o golpe do lápis de cor

10 Jan 2019

Novo golpe pelo whatsApp
O ano mal começou e os cibercriminosos já estão a todo vapor! Confira detalhes sobre o golpe descoberto pela Kaspersky Lab promete uma caixa de lápis de cor grátis, mas rouba dados.
Já foram mais de 560 mil pessoas atraídas pela campanha maliciosa que promete material escolar gratuito!

Aproveitando esse novo período do ano, cibercriminosos brasileiros lançaram uma campanha maliciosa no WhatsApp prometendo material escolar gratuito, usando o nome da empresa Faber-Castell. Ao clicar no link, o usuário era direcionado para o site e, ao compartilhar a mensagem com 5 amigos no WhatsApp, o suposto prêmio era liberado. Um fator interessante dessa campanha maliciosa é a coleta de dados pessoais; logo na primeira página são solicitados número de telefone, e-mail e endereço da vítima. Tais dados ajudam os criminosos a cometerem mais fraudes futuramente.

“Em 2019 o WhatsApp continuará a ser o principal vetor de disseminação de golpes e fraudes no Brasil. O timing dos criminosos é sempre o de escolher temas que atraiam o maior número possível de visitantes ao site fraudulento e, assim, potencializar os ataques”, afirmou Fabio Assolini, analista sênior do GREAT Team da Kaspersky que achou o golpe.

Uma novidade nessa campanha é o uso do Facebook Messenger – outro aplicativo de mensagens instantâneas bastante utilizado no Brasil. Na página maliciosa foi inserida a opção de compartilhar o link por esse aplicativo, o que indica que os criminosos estão buscando diversificar as plataformas usadas nos ataques.

Fonte: Kaspersky Lab